ESTUDO DIRIGIDO

Estudo Dirigido
Aluno(a): _____________________________________________          Data:     /     /2017.

1) Caracterização Geral
Título do Filme: ____________________________________________________________
Principais personagens______________________________________________________
Protagonista (s):___________________________________________________________
Onde o filme se passa: ______________________________________________________
O filme aborda quais assuntos principais: _______________________________________
Gênero: _________________________________________________________________


2) O que sugere o título desse filme?
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3) Em algum momento, em determinados ambientes você já se sentiu excluído? Explique sua resposta.
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4) Explique com suas palavras o significado da palavra INCLUSÃO. O que você, enquanto sujeito, tem feito para que o processo de inclusão (social, educacional, religiosa, familiar) aconteça de fato?
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5)  De acordo com o trecho abaixo responda os seguintes questões:

O filme conta a história de um garoto cego, que vive em um colégio interno apenas para garotos cegos.  Nas férias ele precisa ir para sua casa, mas seu pai (Hashem) é o último a chegar para buscá-lo.  O pai e o professor conversam, pois o pai do garoto não quer levá-lo embora, dizendo não saber como cuidar dele depois que sua esposa morreu.  Diante da impossibilidade de deixar o garoto na escola, o pai leva-o consigo, pretendendo no entanto mantê-lo oculto dos olhos dos moradores de sua cidade, pensando que o filho cego pode impedi-lo de realizar seu casamento que já está programado com uma jovem de uma tradicional família islâmica.  O garoto, que se chama Mohammed, encontra carinho e compreensão com a avó e as irmãs.  Ele quer ir à escola com elas, mas o pai o proíbe.  Um dia, diante da tristeza do garoto, a avó o conduz à escola onde ele se mostra mais avançado que as crianças da vila nos estudos.  Ao saber do ocorrido, o pai o proíbe mais uma vez de ir às aulas junto com as outras crianças para evitar que a notícia sobre sua cegueira se espalhe.  Como não consegue manter o garoto oculto, o pai resolve mandá-lo como aprendiz a um carpinteiro cego.  Mesmo diante do choro do filho e da revolta da avó, leva a criança e a deixa como aprendiz.  A avó entra em uma tristeza profunda causada pela ausência do neto (Mohammed) e vem a falecer, a família da sua noiva diz que a morte é um mau presságio e rompe o noivado.  Vendo o caos em que se transforma sua vida, o pai resolve buscar o garoto, mas no caminho para casa o menino se desequilibra e cai dentro de um rio de forte correnteza.  Por um segundo Hashem pensa antes de salvá-lo, mas pula atrás dele, debatendo-se na água em vão, pois não alcança o garoto.  Ambos vão dar em uma praia, e quando o pai em desespero pega a criança inerte no colo, o garoto começa a brilhar mexendo sua mão dando a entender que esta vivo, acaba-se assim a ação do filme.
 O filme iraniano "A Cor do Paraíso" é mais uma belíssima obra de Majid Majidi.  Seguindo a tradição do cinema iraniano de abordar o universo infantil, Majidi traz na história de Mohammed, um menino cego, a busca do sentido da vida nas mínimas coisas, nos sons mais singelos da natureza e na sensibilidade do toque.


a) Defina  a cegueira em seu entendimento .
b) Relate suas percepções em relação ao filme.



“A diversidade é o que nos constitui como seres humanos.”

30 comentários:

  1. a cegueira no meu modo de pensar, um jeito próprio que a pessoa tem de viver e ver o mundo em sua volta. muitas vezes por conseguir ver com os olhos esquecemos de ver com a alma. pois a visão com a alma pode ser melhor do que com os olhos

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  2. Como vamos responder essa ficha se ela ta bloqueada?

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  3. Maísa Magalhães Freire Data: 25 / 10 /2017.


    Título do Filme: A cor do Paraíso
    Principais personagens Mohammad, Hashem, avó
    Protagonista (s ) Mohammad
    Onde o filme se passa:Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Preconceito, falta de estrutura familiar,
    Gênero: Drama



    2) Acredito que sugere que embora não se possa ver a cor do mundo, para estar no paraíso basta querer estar dentro dele.

    3) Sim. Na infância. Muitas crianças não tem exemplo dentro de casa de como se portar perante as mais diversas características, na escola onde se encontra todas elas juntas, muitas vezes brincadeiras e exclusão é algo comum dentro da sala de aula, por conta das características físicas. Por exemplo ser magro ou gordo.

    4) Inclusão para mim, é o ato de incluir o que se sente excluído. Ou que a sociedade excluí. Minha participação como cidadã e pedagoga é levar a reflexão da criança e adultos de que excluir é uma forma preconceituosa e que somos diferentes.

    5)

    a) Defina a cegueira em seu entendimento .
    A cegueira na minha perspectiva está ligada muito mais ao que não quer se vê, do que a deficiência visual propriamente dita. Quando existem pessoas que têm deficiência visual, mas que conseguem ver o mundo além do que o olho pode permitir, mesmo com as dificuldades de se ter a deficiência visual, quem enxerga com a alma é quem melhor ver.

    b) Relate suas percepções em relação ao filme.

    Acredito que o filme traz várias perspectivas sobre o olhar das pessoas sobre deficiência. Primeiramente uma pessoa com deficiência visual, tem muitas dificuldades logicamente, pois a sociedade ainda é preconceituosa, mas quando em sua própria família não há apoio, como no caso do pai, as dificuldades aumentam. Mostra também que muitas vezes nós que estamos do lado de fora da situação encara pais como o do filme, como pessoas más, que acham que seus filhos são “maldições”, e não buscamos entender que eles também precisam de um apoio psicológico, financeiro, social e de uma libertação cultural onde se via e ouvia que filhos que nascem com algum tipo de deficiência é um castigo de Deus. O filme ainda mostra a capacidade cognitiva elevada em outras áreas que não há deficiência.

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  4. A cegueira maior não foi a do Mohamed, mas sim o pai dele. O pai foi “cego” o tempo todo com o seu filho, não reconhecia que o filho se esforçava para aprender, não reconhecia nada de bom no filho.

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  5. Naiara C. Andrade. Data:26/10/2017
    1)Título do filme: A cor do paraíso
    Principais Personagens: Mohammad, seu pai Hashem, avó e irmãs.
    Protagonista: Mohammad
    Onde o filme se passa: Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Falta de instrução familiar, preconceito.
    Gênero: Drama.
    2)A cor do paraíso, este título nos faz pensar quais os tons do paraíso, para o personagem principal o mundo não tinha cores definidas, mas seu lar era um paraíso onde ele recebia o amor da avó e onde se sentia feliz.
    3) Nunca me senti excluída, porém já estudei em um ambiente onde ocorria muita exclusão devido as diferenças econômicas/sociais, haviam grupos onde os mais abonados não interagiam com os mais pobres.
    4)Inclusão é toda a atitude para integrar as pessoas dentro da sociedade, para que todos tenham direitos iguais dentro das suas diferenças.
    5)a-Cegueira é a perda total ou parcial da percepção visual, devido a doenças, alterações neurológicas, etc. porém, essa limitação não impede essas pessoas de desenvolver outras habilidades.
    b- O filme tem uma história emocionante, com um final inesperado onde o pai diante dos sofrimentos e da possibilidade de perda do filho muda sua percepção com relação ao filho, é possível perceber também que o amor da avó da asas ao desenvolvimento do neto.

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  6. Aluno(a): Magna de Moura Silva Data: 16 / 10 /2017.

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A Cor do Paraíso
    Principais personagens
     Mohsen Ramezani - Mohammad
     Salime Feizi - Avó
     Farahnaz Safari - Irmã mais velha
     Elham Sharifi - Irmã mais nova
     Behzad Rafi - Professora da Vila
     Mohamad Rahmani - Professor
     Morteza Fatemi - Carpinteiro
     Kamal Mirkarimi - Diretor
     Masoome Zinati - Jovem mulher
     Zahra Mizani - Professor da escola
     Ahmed Aminian - Noiva do pai
     Moghadam Behboodi - morador da vila 1
     Gan Ali Khorami - Morador da vila 2
    Protagonista (s): Mohsen Ramezani
    Onde o filme se passa: Vilarejo nas montanhas
    O filme aborda quais assuntos: Questões referentes ao sentido de vida, a necessidade de termos um otimismo trágico, dinâmica familiar do portador de necessidades especiais e superação ,aspectos relacionados à escolarização e profissionalização.
    Gênero: Drama Familiar
    2) Que o paraíso pode estar bem ali, no meio do inferno - basta querer vê-lo.
    3) Sim. Acho que todos nos em algum momento já nos sentimos excluídos. Lembro-me de ter me sentido completamente sozinha em uma reunião social. Penso que isso aconteceu porque eu estava em um grupo de pessoas, mas não me sentia achegada a nenhuma delas.
    4) Incluir pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais.
    A melhor forma que encontrei para contribuir com a inclusão é me especializando em educação inclusiva, para ser um profissional da psicologia escolar que contribuirá com a inclusão de alunos com deficiência.
    5)
    a)Defina a cegueira em seu entendimento.
    A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções da visão que afeta a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente. A cegueira também poderá incapacita o indivíduo para realizar tarefas rotineiras.

    b)Relate suas percepções em relação ao filme.
    Filme emocionante, o personagem do menino era muito inocente e nem imagina que o seu próprio pai poderia ser capaz de fazer muito mal a ele, pai esse que durante todo o filme luta contra o sentimento de rejeição que tinha em relação ao garoto . O filme é uma alerta para vermos as coisas da maneira que como elas são. O menino mesmo cego era de uma inteligência rara,enxergava mais que a maioria das pessoas, porque ele enxergava as coisas simples de Deus com o coração. Uma cena em especial foi ver o desabafo de um menino cego queria sentir que estava ao seu redor, usando o toque, para "ver Deus" nas coisas, com a esperança que ele o tirasse daquela escuridão. Fiquei impressionada em como uma pessoa que nunca viu nada na vida pode exprimir sentimentos melhor do que aqueles que enxergam.

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  7. Aluno(a): Karina Vieira de Moraes Data: 27 / 10 /2017
    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do paraíso
    Principais personagens: Mohammad, Hashem, Avó
    Protagonista (s): Mohammad
    Onde o filme se passa: Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Deficiência visual; Exclusão; Preconceito.
    Gênero: Drama

    2) Que o paraíso não está no que é visível aos nossos olhos e sim na capacidade de perceber o mundo através da sensibilidade do toque e da escuta. E as cores que este paraíso tem, são criadas pela imaginação.

    3) Sim, quando não compartilhava de certas atitudes e pensamentos de amigos.

    4) Inclusão significa tornar as pessoas participantes nos mais diversos espaços sociais; é fazer com que todos, sintam-se de fato, pertencentes ao todo, livre de preconceitos e exclusão. Com o intuito de contribuir para uma verdadeira inclusão escolar, busquei ter mais conhecimentos acerca do tema e realizar o curso de inclusão.

    5) a) A cegueira é entendida como a falta da percepção visual. Mas, num sentido amplo, a cegueira também pode se referir à incapacidade de enxergar e respeitar as pessoas em suas singularidades, na incapacidade de ver a beleza nas pequenas coisas e de perceber o que realmente é importante na vida.

    b)O filme faz refletir sobre as questões em torno da deficiência visual. Pode-se perceber que o maior obstáculo para a pessoa deficiente visual não é a ausência da visão e sim, a rejeição e a exclusão por parte da família e da sociedade, no caso retratado no filme, do pai, que esconde seu filho e o priva do convívio familiar para que as demais pessoas da comunidade não saibam da sua deficiência. Por outro lado também, o filme nos mostra a grande capacidade dos deficientes visuais de enxergar o mundo através dos outros sentidos e das suas potencialidades para a aprendizagem, de aprender a ler e escrever e de se destacarem em sala de aula.

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  8. Aluno(a): Michele Fernanda da Silva Data: 27/10/2017.

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do paraíso
    Principais personagens:Mohammad,pai Hashem, avó e irmãs.
    Protagonista ): Mohammad
    Onde o filme se passa: Ira

    O filme aborda quais assuntos principais: Aborda a deficiência visual, preconceito, despreparo por parte da família para encarar a defiencia.

    Gênero: Drama

    2) O que sugere o título desse filme?

    Que a beleza da vida não está apenas no que enxergamos, mas no que sentimos, em nossa percepção, nas pessoas que nos cercam.

    3) Em algum momento, em determinados ambientes você já se sentiu excluído? Explique sua resposta.

    Sim. Quando suas opinões não são aceitas ou respeitadas.

    4) Explique com suas palavras o significado da palavra INCLUSÃO. O que você, enquanto sujeito, tem feito para que o processo de inclusão (social, educacional, religiosa, familiar) aconteça de fato?
    Inclusão é adentrar às atividades normais do dia a dia, deixar que todos tenham a mesma oportunidade dentro da sociedade. Pessoalmente enquanto pessoa e professora, busquei me aprofundar na área, conhecer mais o mundo das pessoas com deficiência e estudos sobre as mesmas.

    5) De acordo com o trecho abaixo responda os seguintes questões:

    a) A cegueira ao meu ver vai além de não exergar o mundo em cores, é todos os dias encarar obstaculos assim como outras deficiencias. Porem as pessoas cegas tem uma percepção maravilhosa e são mais capazes de realizar muitas atividades que as pessoas que não tem defiencia.

    b) Este filme é maravilhoso, emocionante. Nos mostra como é a realidade enfrentada por uma pessoa com cegueira. Quando se é excluida da sociedade por sua defiencia ou por talvez ser um impecilho na vida das pessoas à sua volta. O menino não se limita por ser cego, é muito inteligente, aprende com muita facilidade e conquista a todos.O filme serve para refletir e pensar mais na inclusão, enxergar de verdade as mais diversas situações a cerca das deficiencias.

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  9. ESTUDO DIRIGIDO
    Estudo Dirigido
    Aluno(a): Letícia Rocha de Almeida Data: 27 /10 /2017.

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A Cor do Paraíso
    Principais personagens: Mohammed, Hashem (o pai), a avó.
    Protagonista (s): Mohammed
    Onde o filme se passa: Irã.
    O filme aborda quais assuntos principais: Deficiência Visual, rejeição, indiferença.
    Gênero: Drama.


    2) Que precisamos enxergar a vida com outros olhos, que precisamos enxergar além.

    3) Sim, em alguns momentos em que eu não fazia parte de tal grupo, seja por questões de afinidade ou indiferença.

    4) Inclusão é o ato de incluir algo ou alguém, é acolher todas as pessoas independente de suas diferenças é permitir a participação igualitária de todos. Para que o processo de inclusão aconteça de fato, eu tenho buscado conhecer mais sobre o tema e sobre as formas de concretizar tal questão.

    5) a) A cegueira é uma deficiência física que envolve a perda total ou parcial do sentindo da visão.

    b) O filme mostra uma cultura superticiosa onde Mohammed era tratado com indiferença e rejeição pelo fato de ser cego e a grande dificuldade que o pai dele tinha em aceitá-lo e incluí-lo. O filme, aborda também o quanto a sensibilidade de uma pessoa com deficiência visual é mais aguçada, pois através do toque e dos sons o garoto tem a percepção do detalhe de todas as coisas a sua volta.

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  10. Estudo Dirigido
    Aluna:Laliane Alcantara Passinato Data: 27/10/2017

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do paraíso
    Principais personagens: Mohammad, Hashem, Avó
    Protagonista (s): Mohammed
    Onde o filme se passa: Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Deficiência visual; Exclusão; Preconceito.
    Gênero: Drama

    2) Cada ser humano tem sua forma de enxergar a vida, indiferente da deficiência que possue, se ele sente-se bem do seu jeito, para ele é o seu paraíso.

    3)Sim, por não dominar determinado assunto ou até mesmo por questões financeiras.

    4)Inculusão é a participação ativa no meio social dentro das limitações de cada ser em que a compreensão mútua aconteça uns com os outros e esta seja um meio de colaboração para todos.

    5)a)De acordo com a situação do filme, a maior cegueira estava no pai da criança, que não enxergou a riqueza que o filho trazia em desbravar este mundo cheio de cegos ignorantes e que a visão vai além do ele conseguia ver.

    6)Mohammed é uma criança com sede de conhecimentos e curiosidades, ele traz consigo imenso potencial de exploração do meio em que vive, porém é barrado pelo infeliz destino em que o próprio pai o rejeita, exclui. Mas, mesmo sendo uma criança, ele vai superando suas limitações e se destaca diante das outras crianças da sua idade. No desenrolar do enredo, o pai reconhece a importância do menino.

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  11. Estudo Dirigido
    Aluna:AMANDA RIBEIRO BORGES Data: 27/10/2017

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do paraíso
    Principais personagens: Mohammad, Hashem, Avó
    Protagonista (s): Mohammed
    Onde o filme se passa: Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Falta de estrutura familiar,Deficiência visual;Preconceito.
    Gênero: Drama familiar

    2) Que o essencial é invisível aos olhos.

    3)Sim, por não dominar determinado assunto ou classe social.

    4)nclusão é acolher todas as pessoas, sem exceção,independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas.

    5)a)Cegueira é uma deficiência física que envolve a perda total ou parcial do sentido da visão.

    b)o filme mostra como nossas ações traçam o nosso destino. Um pai egoísta e individualista acaba perdendo tudo e todos e ficando sozinho e sem nada ao final. Já o menino cego, sempre amoroso e sensível à vida, conseguiu encontrar, ao final, o Deus que ele tanto procurou. E sua referência à mão branca da avó talvez seja porque a avó já tinha encontrado Deus, o que conseguimos perceber pelo fato de ela ter sempre se mostrado muito religiosa, amorosa e sensível à vida.

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  12. Aluna:Rosimeire Alves de Assis Data: 27/10/2017

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do paraíso
    Principais personagens: Mohammad, Hashem, Avó
    Protagonista (s): Mohammed
    Onde o filme se passa: Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Falta de estrutura familiar,Deficiência visual;Preconceito.
    Gênero: Drama familiar
    2- sugere que viver o paraíso,não basta somente enxergar com os olhos, mas com o coração.
    3- Sim, principalmente quando não nos dão atenção e nos faz sentirmos excluídos, inferiores diante a situação.
    4- Incluir,aceitar a diversidade em todo grupo Social.
    5- A) Perda total da visão, que leva a grandes desafios, mas não impede de viver e aprender dentro de suas possibilidades.
    B) O filme relata, a dificuldade do pai em aceitar o filho que possui uma deficiência visual e ainda sim ver a garra do Mohammed, em constante busca pela vida e suas aprendizagens dentro de sua limitação que enfrenta diariamente e principalmente familiar.O mesmo demonstrava felicidade por acreditar que era possível viver de forma plena.

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  13. Estudo Dirigido:

    Aluna:Maria Valtanha de Assis Data: 27/10/2017

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do paraíso
    Principais personagens: Mohammad, Hashem, Avó
    Protagonista (s): Mohammed
    Onde o filme se passa: Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Falta de estrutura familiar,Deficiência visual;Preconceito.
    Gênero: Drama
    2) Perceber que mesmo sem enxergar, ele tinha uma visão do paraíso, mesmo diante suas dificuldades e obstáculos.
    3)sim. Quando não fui convidada ao grupo que está interagindo.
    4) É aceitar as pessoas como são e fazer que sintam realizados, ativas, incluídas socialmente em todos os níveis (social, educacional etc.,)
    5) A- é uma deficiência,bem como outras que traz desafios, mas com aceitação e esforço alcança habilidades sem limites.
    B- O filme relata o drama de um pai que não sabe lidar com a deficiência do filho, chegando a julgar o próprio Deus por ter um filho deficiente.

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  14. Estudo Dirigido
    Aluna:Edna Telma de Assis Data: 27/10/2017

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do paraíso
    Principais personagens: Mohammad, Hashem, Avó
    Protagonista (s): Mohammed
    Onde o filme se passa: Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Deficiência visual; Exclusão; Preconceito.
    Gênero: Drama

    2) Levar as pessoas a enxergar o mundo da sua cor, da sua forma, mesmo com suas deficiências.

    3)Sim, por ás vezes pensar diferente, diante situações em grupo.

    4)Inculusão é a participação sem discriminação de todos, dentro do meio social que estamos inseridos.

    5) - A)De acordo com o filme, o pai não conseguia enxergar o valor do seu filho por não aceitar a sua deficiência.. Na verdade o pai era mais cego que o próprio filho.

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  15. ESTUDO DIRIGIDO
    Estudo Dirigido
    Aluno (a): Carlas Izabela de Souza
    Data: 27/ 10 /2017
    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do paraíso
    Principais personagens: Mohammad, Hashem (pai de Mohammad), Salime Feizi ( Avó)
    Protagonista (s): Mohammad, Hashem
    O filme se passa: Irã
    Gênero: Drama
    2) O que sugere o título desse filme?
    Que o paraíso pode ir além da cor radiante das belas flores coloridas. O paraíso também pode ser encontrado nas formas, texturas, cheiros, sabores, sonoridades. O paraíso pode ser encontrado em detalhes que não se detém apenas aos que tem condições perfeitas para enxergar, ver as flores. O paraíso é para aqueles que sentem as flores. Está em um encontro com o que podemos ser, diante do paraíso que está além daquilo que não pode nos limitar, deter.
    3) Em algum momento, em determinados ambientes você já se sentiu excluído? Explique sua resposta.
    Sim. Às vezes por pensar diferente de alguns grupos/ pessoas e isso já é suficiente para a exclusão.
    4) Explique com suas palavras o significado da palavra INCLUSÃO. O que você, enquanto sujeito, tem feito para que o processo de inclusão (social, educacional, religiosa, familiar) aconteça de fato? Inclusão, na minha perspectiva, a inclusão é a promoção do respeito às diferenças, valorizando assim os direitos humano. Pelo dever acadêmico que a profissão/ ofício do professor deve se comprometer, estou cada vez mais em busca de contribuir com o processo da inclusão, porem, a busca não se restringe ao oficio da profissão, pois a credito que como cidadã, partícipe social, devemos lutar, para que a inclusão aconteça. Uma das formas das quais tento colaborar para que a inclusão possa acontecer é estudar o assunto, buscando qualificar-me profissionalmente, para assim, compreender, aperfeiçoar meus conhecimentos, e assim podendo colaborar com o processo da inclusão. Estudar, conscientizar-me sobre a questão, par que por meio do conhecimento possa está apta a lidar com a situação de forma consciente, profissional e livre de estigmas, levando, promovendo esse olhar para o meu dia a dia, para o seio de nossa sociedade.
    a) Defina a cegueira em seu entendimento.

    A cegueira é a privação total ou parcial da visão. O que, no entanto, pode não significar unicamente, ausência de ver o mundo, pois há aqueles que “enxergam” com o tato, olfato, audição, paladar, enfim, enxergam com a ressignificação que é dada aos demais sentidos e a vida.

    b) Relate suas percepções em relação ao filme.

    Foi possível perceber a dificuldades, inseguranças, culpas que as famílias podem carregar quando descobrem que tem que lidar e aceitar a deficiência de um filho. O quanto os estigmas em relação à pessoa com deficiência são presentes e impactante em sua vida. O quanto é importante à inclusão da pessoa com deficiência na rede regular de ensino, rompendo barreiras que ainda limita a integração da pessoa com deficiência. E o quanto é importante proporcionar meios para que a pessoa com deficiência não fique detida na limitação visual, enquanto ela é digna de desenvolver em uma gama de possibilidades, que permita a ela, aprender e desenvolver-se com autonomia. Esse filme reafirmou em mim a responsabilidade, sensibilidade para que possa lidar melhor com a questão da inclusão.

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  16. JAQUELINE ALMEIDA
    Data:27/10/2017
    1)Título do filme: A cor do paraíso
    Principais Personagens: Mohammad, seu pai Hashem, avó e irmãs.
    Protagonista: Mohammad
    Onde o filme se passa: Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Falta de instrução familiar, preconceito.
    Gênero: Drama.
    2)Cada indivíduo tem sua forma de pensar e enxergar a vida e as vezes é preciso passar por certas dificuldades para que passamos valorizar ainda mais as conquistas que virão pela frente e aprender a dar valor nas pequenas coisas.

    3)Sim. devido a condição social e até mesmo por não compartilhar da mesma opinião.

    4)Inclusão é o ato de incluir as pessoas ou mesmo oferecer oportunidades iguais de acessos a bens ou serviço a todos, sem distinção.

    5)a)É a perda visual, total ou parcial.

    b)O filme nos relata uma história muito triste e ao mesmo tempo muito emocionante, nos leva a uma reflexão de como enxergamos o mundo e que as pessoas que tem deficiência se superam a cada dia e o pior obstáculo é o preconceito dentro de casa, na própria família e na sociedade que de uma certa forma acaba excluindo a pessoa.

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  17. Nomes: Werislani Pereira 14/10/17

    1- A cor do paraíso
    Morramed, Jired,
    Morramed
    Em um vilarejo
    A cegueira, e a dificuldade do pai para lhe dar com o filho
    Drama

    2- Outra forma de ver o mundo na qual o principal personagem vive, essa forma através das mãos e da audição onde ele vive seu paraíso.

    3- Sim, por ser diferente de outras pessoas, por ser negra, por ser tímida, principalmente no colégio quando criança, por conta do bullying que sofria por parte dos outros colegas

    4- Inclusão como a própria palavra diz e incluir e algo é incluir o outro num espaço na sociedade como sujeito inscrito na sociedade eu busco primeiramente o respeito as diferenças tendo educação e paciência para com essas pessoas e as limitações que elas possuem procuro me orientar sempre sobre o assunto e refletir sobre as problemáticas atuais buscando um lado mais teórico já que no lado prático pouco tenho oportunidades de convivência.

    5- A) A cegueira e quando a pessoa perde a visão parcialmente por vezes ou totalmente o que dificulta logicamente sua vivencia e sociedade ais não os impossibilita de faze-la B) O filme sem dúvida é essencial para compreender essa relação da família com o deficiente dessa dificuldade de aceitar e compreender as dificuldades, mostra como o amor e a paciência pode solucionar essa situação é interessante também como o filme mostra o processo de segregação que os deficientes passaram em certo período da história e ainda passa de serem aceitos no ensino na educação mais serem deixados à margem da sociedade isolados.

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  18. Estudo Dirigido
    Aluno(a): Bárbara Ataides Lôbo Martins Data: 27/10/2017.

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do paraíso
    Principais personagens Mohammed, Hashem e Avó
    Protagonista (s):Mohammed
    Onde o filme se passa: Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Deficiência visual; Exclusão; Preconceito.
    Gênero: Drama Familiar

    2) Acredito que o paraíso é: para onde todos nós queremos ir. Um lugar lindo, mágico, cheio de paz, harmonia aonde o nosso Deus vive... Para Mohammed era viver no paraíso! Não enxergar com os olhos, mas com o coração, apreciar o canto dos pássaros era ter certeza que Deus estava vivo e estava próximo dele.


    3) Sim, vivemos! Um mundo que visa só o material e esquece do emocional. Nossa cidade é exemplo vivo de exclusão. Se você se destaca na sociedade é visto com outros olhos, se tem poder financeiro é tratado como rei. Varias vezes me senti assim: “nem todo lugar onde você se encaixe serve para você”.

    4) incluir de fato tudo aquilo que de certa forma gera preconceito. É olhar um mundo com outros olhos, se colocando no lugar do outro, ajudando, doando, espalhando amor e respeitando as diferenças do próximo.

    5- a) a pior cegueira é daquelas pessoas que enxergam. Elas vêem com olhos maus. Cegos são seres iluminados e com sensibilidades interiores mais aguçadas.

    b) Comovente, realista, e ao mesmo tempo triste. Um pai que por sua ignorância e falta de amor acabou interrompendo os estudos do menino que tinha grande vontade de aprender e conhecer a teoria da vida.

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  19. ESTUDO DIRIGIDO
    Estudo Dirigido
    Aluno(a): _Karoline Marciano de Souza Data: 27 / 10 /2017.

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do Paraíso
    Principais personagens: Mohammad, Hashem, avó e irmãs
    Protagonista (s): Mohammad
    Onde o filme se passa: Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Despreparo da família diante do nascimento de uma criança com deficiência, e o preconceito sofrido.
    Gênero:Drama


    2) O que sugere o título desse filme?
    A deficiência se torna pequena quando o sujeito se sente bem sendo aquilo que ele é.

    3) Em algum momento, em determinados ambientes você já se sentiu excluído? Explique sua resposta.
    Sim. Por ser mulher, ou por não fazer parte daquela panelinha, daqueles hábitos.

    4) Explique com suas palavras o significado da palavra INCLUSÃO. O que você, enquanto sujeito, tem feito para que o processo de inclusão (social, educacional, religiosa, familiar) aconteça de fato?
    É a participação do sujeito em todos os meios da comunidade em que ele vive, é lhe dar o direito de voz e os mesmos direitos que os outros.

    5) De acordo com o trecho abaixo responda os seguintes questões:


    O filme conta a história de um garoto cego, que vive em um colégio interno apenas para garotos cegos. Nas férias ele precisa ir para sua casa, mas seu pai (Hashem) é o último a chegar para buscá-lo. O pai e o professor conversam, pois o pai do garoto não quer levá-lo embora, dizendo não saber como cuidar dele depois que sua esposa morreu. Diante da impossibilidade de deixar o garoto na escola, o pai leva-o consigo, pretendendo no entanto mantê-lo oculto dos olhos dos moradores de sua cidade, pensando que o filho cego pode impedi-lo de realizar seu casamento que já está programado com uma jovem de uma tradicional família islâmica. O garoto, que se chama Mohammed, encontra carinho e compreensão com a avó e as irmãs. Ele quer ir à escola com elas, mas o pai o proíbe. Um dia, diante da tristeza do garoto, a avó o conduz à escola onde ele se mostra mais avançado que as crianças da vila nos estudos. Ao saber do ocorrido, o pai o proíbe mais uma vez de ir às aulas junto com as outras crianças para evitar que a notícia sobre sua cegueira se espalhe. Como não consegue manter o garoto oculto, o pai resolve mandá-lo como aprendiz a um carpinteiro cego. Mesmo diante do choro do filho e da revolta da avó, leva a criança e a deixa como aprendiz. A avó entra em uma tristeza profunda causada pela ausência do neto (Mohammed) e vem a falecer, a família da sua noiva diz que a morte é um mau presságio e rompe o noivado. Vendo o caos em que se transforma sua vida, o pai resolve buscar o garoto, mas no caminho para casa o menino se desequilibra e cai dentro de um rio de forte correnteza. Por um segundo Hashem pensa antes de salvá-lo, mas pula atrás dele, debatendo-se na água em vão, pois não alcança o garoto. Ambos vão dar em uma praia, e quando o pai em desespero pega a criança inerte no colo, o garoto começa a brilhar mexendo sua mão dando a entender que esta vivo, acaba-se assim a ação do filme.
    O filme iraniano "A Cor do Paraíso" é mais uma belíssima obra de Majid Majidi. Seguindo a tradição do cinema iraniano de abordar o universo infantil, Majidi traz na história de Mohammed, um menino cego, a busca do sentido da vida nas mínimas coisas, nos sons mais singelos da natureza e na sensibilidade do toque.


    a) Defina a cegueira em seu entendimento .
    Existe a cegueira de Mohammad que era uma deficiência, uma condição de perda do sentido da visão. E a cegueira de seu pai que não consegue enxergar a criança maravilhosa que é o filho que tem.

    b) Relate suas percepções em relação ao filme.
    O filme nos mostra os dramas vivenciados por pessoas deficientes, as dificuldades enfrentadas dentro e fora de casa, a forma como essas pessoas tentam se adaptar ao meio em que vivem.

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  20. o Filme conta a história do menino Mohamed(surdo) e a dificuldade de seu pai Hashem para aceitar as condiçoes do filho. Sempre colocando todas as dificuldades enfrentadas neste"problema". O amor e o carinho de uma avó extremamente amorosa e compreensiva. A sensibilidade e os sentidos aguçados fazem com que Mohamed se destaque entre outras crianças consideradas "normais". O filme narra com muita beleza a condição das pessoas surdas na sociedade e nas
    famílias. O preconceito independe de condições financeiras e educacionais,embora a história narrada no filme se passa em uma pequena comunidade rural com população pobre.
    A percepção que tive do filme é que o verdadeiro cego era o pai, mergulhado nos seus problemas existenciais não conseguia
    enxergar Mohamed e suas potencialidades.

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  21. Aluna: Jane de Melo Souza.
    Filme- sobre Autismo(Uma Viagem Inesperada- Missão Especial.

    Um filme emocionante com gêmeos autistas que são vítimas de exclusão e preconceito,mas através da luta e determinação da mãe que não se acomodou e procurou ajuda essas crianças vivenciam a superação de suas limitações se tornando mais confiantes e felizes.
    Tudo fica mais fácil quando não somente a família,mas todos os segmentos da sociedade, onde a pessoa com deficiência está inserida, contribuem para que esta desenvolva suas potencialidades e habilidades.

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  22. Estudo Dirigido
    ALUNA: Jane de Melo Souza. Data 11/11/2017
    Sobre o Filme : A COR DO PARAÍSO

    1) Caracterização Geral

    Principais personagens: Hashem (pai), a avó e irmãs.
    Protagonista :Mohammed
    Onde o filme se passa: no Irã
    O filme aborda quais assuntos principais: Exclusão, Preconceito, Deficiência Visual.
    Gênero: Dramático.

    2) O que sugere o título desse filme?

    Na minha opinião sugere uma reflexão sobre o sentido que damos para as coisas da vida.O filme procura focar esta questão a partir da particularidade de uma criança com deficiência visual e da particularidade de cada personagem: a avó,o pai e as irmãs.

    3)Em algum momento você já se sentiu excluído?

    Sim. Por pensar diferente, por não estar com vestimenta considerada adequada para ocasião, por ter sido sincera com alguém, enfim em vários contextos ( sociais, religiosos, familiares e também no contexto escolar).


    4)Explique com suas palavras o significado da palavra INCLUSÃO.O que você enquanto SUJEITO tem feito para que o processo de inclusão( social, educacional, religiosa, familiar) aconteça de fato?

    Inclusão é saber aceitar e conviver com a DIVERSIDADE em todas as suas formas, sem excluir nem discriminar ninguém.
    Procuro,como sujeito, ver a vida a partir também da ótica do outro, colocar-me no lugar da outra pessoa, entendê-la,ajudá-la e contribuir para uma boa convivência e,consequentemente, para um mundo melhor.

    a) Defina a cegueira em seu entendimento.

    Existe aquele que de fato não enxerga ( deficiente visual) e aquela pessoa que se acha o dona da verdade absoluta com limitações para conhecer, aceitar e conviver com aquilo que é diferente dos padrões que ela própria considera aceitáveis.

    b) Relate suas percepções em relação ao filme.

    O filme retrata uma dramática história de um pai com grandes dificuldades e despreparo em aceitar e conviver com seu filho (Mohammed) deficiente visual. Mohammed quer ser feliz e conviver bem com a sua família, ser aceito em seu contexto social, mas seu destino é dirigido pelo pai que quer vê-lo longe da família. Um final inesperado que traz uma reflexão sobre viver a vida e as oportunidades no momento presente.
    Relacionando o filme ao contexto escolar, conclui-se que uma educação inclusiva vai além dos muros da escola. Os pais devem ser orientados para conviver em harmonia com seus filhos e ajudá-los a superar as suas limitações, sendo este deficiente ou não.O objetivo deve ser o desenvolvimento integral da criança ou adolescente.









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  23. Filme: A cor do paraíso
    O filme me emocionou muito porque mostra a força de vontade do Mohamed, que apesar de ser cego ainda convive com o preconceito do pai, que quer exclui-lo da sociedade,retrata o despreparo do pai que ainda acontece nos nossos dias com pessoas despreparadas que enxergam os deficientes com preconceito, é uma verdadeira lição de vida.

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  24. Estudo Dirigido
    Aluno (a): Paula Rejane Gonçalves da Silva Sousa Data: 12 /11/2017.

    1) Caracterização Geral
    Título do Filme: A cor do Paraíso
    Principais personagens: Pai (Hashem), Avó(Salameh),Menino com deficiência visual(Mohammad)
    Protagonista (s):Mohammad
    Onde o filme se passa: Teerã
    O filme aborda quais assuntos principais: Deficiência visual, preconceito, relações familiares, inclusão e exclusão, desenvolvimento escolar, por parte de Mohammad.
    Gênero: Dramático

    2) O que sugere o título desse filme? Que busquemos o sentido da vida nas mínimas coisas, nos sons mais singelos da natureza e na sensibilidade do toque.

    3). Em algum momento, em determinados ambientes você já se sentiu excluído? Explique sua resposta. Sim. Quando fui convidada a ir a uma festa que não me disseram que traje usar.
    Quando cheguei lá, todas estavam de roupas de academia, e só eu de roupa social. Me senti excluída, pois fiquei sentada o tempo todo, sem participar da atividade, que era zumba, me senti tão mal e triste, que logo fui embora.
    4). Explique com suas palavras o significado da palavra INCLUSÃO. O que você, enquanto sujeito, tem feito para que o processo de inclusão (social, educacional, religiosa, familiar) aconteça de fato? Participar de forma igualitária dos grupos sociais, educacionais entre outros. Não diminuindo as pessoas, respeitando suas limitações, sem minimiza-las.
    5) De acordo com o trecho abaixo responda as seguintes questões:
    a) Defina a cegueira em seu entendimento .
    Cegueira ou deficiência visual – pode ser como baixa visão, parcial ou total, onde falta a percepção visual, devido a vários fatores. A pessoa pode nascer cega ou por fatores fisiológicos ou neurológicos ficar cega ao longo da vida.

    b) Relate suas percepções em relação ao filme.
    O filme traz a história de Mohammed, um menino cego, a busca do sentido da vida nas mínimas coisas, nos sons mais singelos da natureza e na sensibilidade do toque. O menino utiliza os demais sentidos, como a audição e o tato, para se comunicar, como, por exemplo, quando ouve o som dos pássaros na praia e julga que pode se comunicar com as aves. Sua atenção auditiva auxilia-o a “enxergar” a natureza tornando-se íntimo dela. Apesar da trama aparentemente simples, "A Cor do Paraíso" mexe com o mais íntimo sentimento humano nos mostram a importância do ser grato pelas pequenas coisas da vida e nos ensinam a perceber que o ser diferente é que nos tornam especiais. Uma deficiência não nos impede de fazer parte da sociedade nem tão pouco nos impossibilita de viver plenamente a vida do nosso jeito.

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  25. Aluna: Paula Rejane Gonçalves da Silva Sousa
    Filme: Sobre Autismo (Uma Viagem Inesperada- Missão Especial)
    Principais observações: As crianças Autistas não gostam de mudanças de ambiente/ se perdem com facilidade/stress emotivo quando contrariados / Aprende com as repetições/ sensibilidade ao barulho/ fazem movimentos repetitivos / tem dificuldades com a escrita/ não gostam de realizar as lições escolares/não olha nos olhos quando falam.
    Um filme emocionante que conta a história de duas crianças com Autismo. Após anos de consultas e exames vem uma equipe com um diagnóstico que muda totalmente a vida de Corrine. Ela descobri que seus dois filhos Phillip e Steven São Autistas. Com essa forte noticia seu companheiro não consegue aceitar a situação e abandona a família. Deixando Corrine cuidando sozinha de seus filhos.
    Ao descobri que as crianças são autistas, a escola incentiva Corrine a levar seus filhos para uma escola especializada. Determinada a lutar para que seus filhos permaneçam no ensino regular, Corrine vai a corte e consegui não só que seus filhos permaneçam na escola, mais que tenham um professor especializado que os ensinam a lidar com as pequenas coisas do dia a dia. A mãe se emociona quando seu filho consegue dizer sua 1ª palavra “pizza”.
    Aos poucos professor e mãe vão mostrando para Phillip e Steven que as barreiras são feitas para serem derrubadas e vencidas. E ao longo de suas jornadas vão aprendendo a vencer as batalhas com determinação e amor familiar. E aí surge as habilidades que eles têm um o gosto pelo esporte e o outro pela música vendo nisto a motivação que precisam para prosseguir.
    Em particular aparece Doug que sem preconceitos e com muito amor conquista o coração de Corrine e de seus filhos. Os ajudando a vencer cada obstáculo que surge na vida.
    Amei os ensinamentos contidos neste filme é emoção do início ao fim. A maior lição que podemos tirar é que devemos ser mais determinados e persistentes em tudo que formos fazer na vida. E que independente dos obstáculos que nos venham, maior é a força interior que nos impulsionam ao alcance dos nossos objetivos.

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  26. Autismo Filme relata a linda história de superação dos gêmeos autistas e sua mãe, na qual esta enfrenta desde o nascimento das crianças a busca por uma resposta e mesmo ao descobrir o problema dos filhos, ela não desiste de oferecer o melhor para eles tanto na questão do tratamento quanto na questão da socialização, abrindo mão até mesmo da própria vida pessoal. Os gêmeos correspondem lentamente a todas às propostas oferecidas, conseguem com todo apoio da mãe derrubar os obstáculos que encontram pela frente e a escola é um dos maiores pontos de partida para eles aprenderem a lidar com os conflitos. Na adolescência, com a ajuda com a ajuda significativa do companheiro da mãe deles, em que levou tempo para ela aceita-lo, os autistas demonstram dominar imensas habilidades inacreditáveis para aquela situação na qual criam uma fundação que acaba ajudando e incentivando outros seres humanos com problemas. Lindo filme, vale a pena assisti-lo e analisarmos que na maioria das vezes a deficiência da ignorância está conosco!!

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  27. OIE! ENTREGUEI A ATIVIDADE DO FILME EM MÃOS, PRECISA POSTAR AQUI TAMBÉM

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