Relato de experiências em Sala de Aula Inclusiva


Relate sua experiência em sala de aula, bem como, suas ansiedades, angústias , acertos e propostas diferenciadas.
Este espaço é para nós educadores praticarmos nossos momentos de colaboração coletiva.
As angústias são inúmeras,bem como, nossas demandas no âmbito escolar.
Neste espaço poderemos socializar experiências, relatar fatos, discutir metodologias e finalmente "aprender a aprender".
Apresente projetos, registro de atividades com fotografias e/ou relatos.

18 comentários:

  1. preciso fazer esse curso porque eu trabalho com menino de inclusão.

    ResponderExcluir
  2. É MEU 1° ANO EM SALA DE AULA, ESTOU GOSTANDO DA ESPERIÊNCIA,POR ISSO ESTOU ME CAPACITANDO PARA SER UM BOM PROFISSIONAL..... ESTOU ADORANDO O CURSO E APROFESSORA!

    ResponderExcluir
  3. Trabalhando com alunos especiais, estou aprendendo que a aula planejada a expectativa e maior que realização, que apesar da realização ser igual aos ditos normais, a cada realização e uma conquista mesmo que seja minima se torna grandiosa.

    ResponderExcluir
  4. Como monitora de inclusão, estou tendo experiências co crianças que mudam de comportamento o tempo todo, as vezes precisa relaxa e respirar fundo, ter paciência e tranquilidade para estar ao lado desses alunos inclusivos, esta é á minha primeira experiência, pois estou tentando alfabetizá-los, usar materiais pedagógicos, manter um ambiente pacífico e calmo com eles, e mesmo assim fico constrangida pois não estou vendo resultados. e fico triste ao ver isso. Quero que eles aprendam, em sala de aula, para obter rendimento na alfabetização. Tenho esperanças que as coisas mudar, e sei que eles vão se socializar em grupo, pois estou anciosa para ver resultados, estou me capacitando nesse curso, agradeço a voê professora, por dar ânimo a gente.

    ResponderExcluir
  5. Semana passada meu aluno entrou na escola pela primeira vez, e esta participando das aulas.Ele é autista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Professor Márcio!
      Estou muito feliz com esta maravilhosa notícia. Nós sabemos o quanto tem sido difícil a adaptação desta criança no ambiente escolar... Sua persistência, compromisso e dedicação é que vão fazer a diferença na vida dela.
      Abraços,
      Márcia.

      Excluir
  6. Acreditar é o princípio da caminhada , assim , a única certeza que nos alimenta na educação inclusiva é a persistência e a doação.
    Patrícia Monteiro

    ResponderExcluir
  7. Parabéns aos idealizadores deste projeto. Sou mãe Down há 11 anos. Todos os meus valores foram ressignificados com a chegada na minha filha. Sou grata eternamente a Deus por isso. Assim, tudo que eu puder fazer para ajudar o mundo a se constituir um lugar melhor para todos, o farei. Estou ás ordens pro que eu puder ajudar. Sempre. Gratidão eterna por vocês também existirem e lutarem o bom combate por um mundo melhor. Agora, tamo junto. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Tenho saudades do curso que fiz,GAIA II! foi maravilhoso, aprendi o que significa inclusão, hoje trabalho com alunos especiais, isso é gratificante, me fez torna humilde, e ter esperança que, mesmo no meio das adversidades que acontecem no dia a dia a sempre mudanças,transformações, e vitória.

    ResponderExcluir
  9. Sinto saudades do curso de inclusão GAIA II,foi maravilhoso,a prendi o que significa inclusão na família,na escola e na sociedade, obrigado professora Patrícia.

    ResponderExcluir
  10. Meu 1º contato com o ensino especial se deu através do meu estágio como monitora de uma aluna com Síndrome de Down, acompanhei ela por dois anos de outubro de 2014 a outubro de 2016. Esse acompanhamento se deu no terceiro, quarto e quinto ano, trabalhava com currículo adaptado para sua idade mental que nesta época era de 5 anos de idade, neste período senti muita angustia pois não enxergava avanços, por mais que elaborava diversos materiais concretos ela "não assimilava" o que eu tentava passar/ensinar/transmitir. Por diversas vezes cheguei na direção da escola desesperada sem saber o que fazer, como lidar com a sensação de fracasso a cada dia que não percebia o sucesso.
    A inclusão nesta escola acontecia de verdade, todos cuidavam dela, na mesma medida que cobrava suas responsabilidades, ela era e se sentia como integrada em todas as atividades escolar e uma aluna como todas as crianças que tinha algumas limitações, que tinha e tem potencial para aprender e desenvolver, tinha rotina, responsabilidades dentro do ambiente escolar, etc.
    Ela marcou minha vida e me fez enxergar o ensino especial com outros olhos, quero cada dia mais aprender e fazer a diferença necessária para mudar a vida de alguém que precisa e quem saber um dia ser inspiração de dedicação e esforço para um futuro melhor.

    ResponderExcluir
  11. Minha primeira experiência com uma criança especial, no inicio foi um pouco complicada, pois ele não tinha laudo e eu era uma marinheira de primeira viagem, não tinha ideia de nem por onde começar. Ele era uma criança muito nervosa, e pedi DEUS sabedoria para que eu conseguisse ajudar ele, pois ele já era um rapaz e precisava de pelo menos aprender a respeitar os colegas, qualquer um de seus colegas que aproximasse dele, já era motivo de empurrar, dar murros, e quando ele ficava nervoso eu pedia para que ele contasse até 10... e assim eu fui aprendendo a conviver com ele, ele comigo com os colegas e com a professora...toda semana tinha que apresentar uma ficha literária, ele como não sabia ler ficava com vergonha, pois eu fazia a leitura para ele compreender e em seguida pedia para que ele me explicasse no inicio não tivemos muito sucesso, mas com o passar das semanas ele foi nos surpreendendo,conseguiu explicar do lugar onde sentava, uma pequena parte do livro e assim foi evoluindo, no final do ano a última ficha, ele resolveu ir a frente da turma e conseguiu contar a historia do livro apenas olhando as imagens, os colegas não estavam acreditando, muitos se emocionaram eu e a professoras choramos, foi muito lindo, parecia que ele estava lendo perfeitamente cada palavra,os alunos da turma o aplaudiram e fizeram muitos elogios, aquele aluno agressivo e nervoso já não existia mais,a professora pegava a mesma turma no ano seguinte e passou ele, não por ele ter aprendido as disciplinas, mas por ele ter conseguido uma enorme evolução, os colegas que tinham até medo de ficar próximo a ele, concordou plenamente da professora passar ele para série seguinte, a professora foi atrás e conseguiu o laudo para ele, é uma pena que não podemos acompanhar eles, para ajudarmos da melhor maneira. E se não fosse primeiramente DEUS em minha vida eu não teria conseguido ajudar essa criança que me ensinou bastante e levarei essa experiência comigo por onde quer que eu vá.

    ResponderExcluir
  12. Ufa estou aqui para aprender mesmo,sobre a inclusão estou amando o curso Gaia é um suporte para nos.....

    ResponderExcluir
  13. Ainda não passei por essa experiência de trabalhar com necessidades especiais, Mas agora se aparecer pra mim já não estou despreparada, obrigada professora Patrícia vc é de mas .....

    ResponderExcluir
  14. minha primeira experiencia com criança especial foi na minha infância, convivi com um garoto surdo que usava aparelho no ouvido, por causa do uso contante desse aparelho o ouvido dele estourou causando uma seria infecção que o levou a morte. esse menino não estudava nem brincava conosco porque nos o achávamos louco porque ele gritava muito e sempre que ia correr ele caia eu não sabia nem as outras crianças que ele podia brincar com coisas mais leve mas sim, acreditávamos que ele era louco e morríamos de medo dele. alem disso a mãe dele não costumava deixar ele conosco porque sabia da nossa rejeição com o menino. agora sendo conhecedora de varias formas de conviver com pessoa com deficiência, sinto vergonha de relatar essa historia, porem o que me conforta, a certeza de que eu era inocente, e são pouca as pessoas que teve convivência na infância com esse grupo de pessoas e não cometeu erros. hoje trabalho com uma criança com DM e sinto alem de ternura um respeito muito grande por sua condição de ser diferente mas com potencial que pode ser desenvolvido, com um pouco mais de paciência, mas sei que e possível.

    ResponderExcluir
  15. Minha eterna coordenadora Profa. Patrícia. Sempre me senti lisonjeado por ter tido a oportunidade de ter trabalhado contigo. Agora, vendo esse seu trabalho com educação inclusiva, a minha admiração pela sua pessoa e pela profissional com função social que você sempre se apresentou torna-se imensurável.
    Parabéns e obrigado por estar nessa trajetória em promover condições de acessibilidade ao ambiente escolar com inclusão.
    Seu colega e amigo, Antonio Sergio.

    ResponderExcluir
  16. Eu fiz o curso do gaia sobre inclusão porque não recebi o diploma até hoje?

    ResponderExcluir