Atividades 2015

Olá,

       Nossa primeira tarefa será postar nos comentários sua reflexão sobre o filme A Teoria de Tudo e quais as relações que você faz com a inclusão atualmente.





Olá!

Como combinado nesta semana faça uma Mapa Conceitual do histórico da Inclusão.
Lembrando que o mapa consiste nas palavras chaves que exemplificam e/ou definem informações.
Assim, poderá criar seu conceito a respeito do texto estudado.



10 comentários:

  1. Comentário sobre o filme: O filme foi excelente, pois conta a trajetória de vida de Stephen William Hawking, que é um físico inglês, muito conceituado, que apesar das dificuldades físicas, oriundas da esclerose lateral amiotrófica (ELA), tem grande importância nas academias por sua inteligência excepcional. Atualmente a história de vida de Hawking, pode nos ajudar e perceber de forma sensível as dificuldades, que uma pessoa portadora de necessidades especiais enfrenta no dia a dia e o quanto que elas também podem alcançar o sucesso, mesmo sendo PNE. O filme nos transmite muitas mensagens de otimismo, persistência, sensibilidade e compromisso. Realmente precisamos repensar e melhorar as práticas, relacionadas aos portadores de necessidades especiais, de forma que eles sejam contemplados realmente por pelos sistemas de ensino.
    Marcos Dias

    ResponderExcluir
  2. Marcos trouxe tua atividade para cá devido a carga de informação na outra página.

    ResponderExcluir
  3. Marcos vejo um problema em tua fala " mesmo sendo PNE", prefiro o termo deficiente, pois quem porta algo pode abandonar quando estiver cansado. E claro não se aplica as deficiências , pois estas não podem ser abandonadas nem curadas. E sim, o filme retrata a alteridade e a resiliência.

    ResponderExcluir

  4. O filme mostra a capacidade de aprendizado que o ser humano tem, seja ele deficiente e/ou o "dito" como normal. O ator principal depois de uma certa idade descobre que possui uma doença motora degenerativa e que teria apenas 2 anos de vida, segundo os médicos. Mas hoje com cerca de 75 anos de idade ainda vive e com todas as limitações continua estudando e colaborando com estudos cienificos. Um exemplo de vida....
    Att. TALISSA

    ResponderExcluir
  5. O que pude observar após assistir filme em relação a inclusão nos dias atuais é que os deficientes tem capacidade de aprender e que nós como professores,monitores, precisamos ter um olhar diferente, não ter pena diante das situações semelhantes que vamos nos deparar na nossa caminhada. Precisamos acreditar nessas pessoas que mesmo com suas limitações querem estudar, aprender, a história do filme me faz lembrar muito da minha primeira experiência, que foi maravilhosa por sinal,como minha aluna, minha princesa tem força e brilho no olhar, quando os médicos deram só 2 anos de vida pra ela, hoje ela tem 10 e me pergunta todos os dias porque não tem aula aos sábados tia? Queria vim pra escola!!! É motivador, é maravilhoso, e quando penso em desistir ela me faz lembrar que vale a pena, todo esforço, como ela me fez ter outo olhar pra inclusão!!!!!Então temos que acreditar na capacidade dessas pessoas, na sua inteligência. Ter um olhar diferenciado: de respeito, porque afinal todos nós temos alguma deficiência!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. A experiência foi boa, pois compreendi o cotidiano do Stephen Hawking e como o mesmo enfrentou suas dificuldades devido o desenvolvimento de uma doença que comprometeu sua capacidade motora.
    Deixamos muitas vezes de pensar nas potencialidade de uma pessoa devido alguma deficiência, já que somos ensinados a fazer essas observações indevidas. A questão é enxergar além das dificuldades da pessoa para que possamos aprender a lidar com as mesmas.

    ResponderExcluir
  7. É um filme muito interessante pois nos mostra a batalha de Stephen Hawking contra uma doença (ELA), nos proporciona realizar uma análise da vida com outros olhos, onde a força e determinação apresentada nas ações de uma mulher batalhadora, de caráter e devotada ao amor, nos incentiva a enfrentar os nossos problemas diários.
    Apesar de ser uma história de luta pela vida, o filme mostra a força do amor como uma das principais características dessa luta.
    Enfim, o filme demonstra através de cenas tristes e comoventes, entre umas doses de descontração o combate às limitações que a doença ELA trazem.
    Portanto, trazendo para o nosso curso, podemos perceber que independente de qual seja, como educadores, incentivadores e formadores de opiniões podemos provar a sociedade que as pessoas que apresentam deficiências, também são capazes de realizar atividades, trabalhos ou qualquer outra ação que dependa de seu esforço.

    ResponderExcluir
  8. É um filme emocionante e intrigante pois ao mesmo tempo em que dado pouco tempo de vida a ele, nunca se deixar levar e a se abater por esse motivo sempre concentrado em seus estudos raramente perdia-se o foco. É como o papel da esposa foi de fundamental importância pois com todas as dificuldades passou por cima de pre conceitos e sempre esteve ao lado dele.

    ResponderExcluir
  9. O filme baseado na biografia de Stephen Hawking, mostra como o jovem astrofísico possuidor de uma mente brilhante presa à um corpo pela esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que costuma ser fatal, superou todas as expectativas à respeito da deficiência. Além de viver muito além do que era esperado pelos médicos, Hawking foi capaz de continuar seus estudos, viver um grande amor, se tornar respeitado e demonstrou com isso o seu poder de superação diante das dificuldades que a vida lhe impôs.
    O filme tem grande relação com o curso, pois mostra de forma clara que o deficiente é capaz de viver e realizar dentro da sociedade, basta apenas que seja dada oportunidades e que os ditos "normais" aprendam a mudar o olhar que possuem em relação à deficiência.

    ResponderExcluir