sexta-feira, 27 de março de 2015

Fatos que intrigam.

Na Republica Dominicana há 304 mil anos, crianças e adolescentes eram explorados com trabalho infantil , além disso são exploradas são mantidas presas psicologicamente , fisicamente e moralmente.
Após ocorrer o setor bananeiro criado que as crianças podem ir para a escola e fazer tarefas de reforço. Pois a repetição conseqüentemente auxilia a criança a aprender, pois é uma estratégia do tradicionalismo.

GT: Taíza Machado
        Jenifer Pinheiro
        Patrícia Genésio
        Queila Oliveira

Exploração sexual e trabalho

Relacionando os temas percebemos que a omissão da sociedade que detêm o poder e preferem manter seus privilégios ao invés de tentar resolver o índice de trabalho doméstico e sexual por meio de politicas públicas para anular a exploração sexual que a sociedade finge não presenciar no nosso cotidiano.

GT: Wilker Marques
        Daniella Amaral
        Mariza

Crianças na rua

O que mais preocupa são crianças que catam lixo e ficam nos sinais de trânsito pedindo dinheiro e crack, pois deixam de ir à escola e se entregam mais cedo ao mundo das drogas . Deixando de lado o direito de ampliar o seu conhecimento de mundo. Não só estes como também crianças com deficiência que tem acesso restrito a escola regular.
Mas na última década aumentaram-se as ideias e práticas para garantir o ensino de qualidade aos alunos com deficiência , principalmente na rede publica.

GT: Bruna Pimentel
        Beatriz Mendes
         Rayane Magalhães

Exploração Infantil

A exploração infantil , ainda, é um fato preocupante mesmo nos dias atuais, onde crianças e adolescentes são vítimas constantes de maus tratos.
A exploração dessas crianças pode se dar por trabalhos não remunerados: domésticos, casas noturnas como garotas de programa.
São fatos que nos causam indignação tanto quanto à discriminação racial.
Queremos acreditar que um dia , todas essas crianças e adolescentes possam viver dignamente o direito de ser criança , ser livre e ter o privilégio de frequentar a escola para construir o seu saber.

GT: Maria José
       Meire Lúcia
       Luciana Francisco

Esqueceram de nós?

Na atualidade ao contrário de que se pensa, ainda, existem crianças em escolas públicas sem o minimo de condições adequadas para o aprendizado.
Não se sabe o que acontece com as verbas destinadas a educação, o que se nota é os alunos vivendo e aprendendo com que lhe é oferecido.
A falta do profissional qualificado é outro agravante , o que existe é o improviso no lugar do ensino.A falta de informação dos direitos dos envolvidos com a educação nos torna bastidores desta realidade.
Então, quanto mais se sabe mais se cobra, se se faz valer os seus direitos.

GT: Waneska Martins
       Maria Aparecida

Formação Continuada

Acredito que todo profissional da educação deva buscar sua formação "contínua", lembrando que esta formação não deve se ater apenas em conhecimento científico e a um "curriculum " invejável . Deve pensar além, se envolver à realidade  de sua comunidade , tentar adaptar os conteúdos de acordo com a realidade cotidiana.
trazendo a cultura local para dentro da escola e principalmente estar atento a vivencia do aluno, ás suas dificuldades e habilidades.Assim, seremos colaboradores na tarefa de transmitir conhecimento e formarmos indivíduos pensantes,

GT: Luciana Pereira
        Thaíse Silvério

Sala de aula

A postura ideal de um professor em sala de aula é procurar saber do histórico social do aluno, levando em consideração suas vivências.
temos como exemplo: uma criança que é vítima de trabalho infantil ao chegar no ambiente escolar sofre bullyng  diários, se o educador não estiver atento para a realidade de vida desse aluno, pode gerar diversas consequências.
Um dos pontos mais afetados no âmbito educacional é a aprendizagem, se ela não ocorrer de forma significativa poderá acarretar danos na vida escolar do educando.

GT: JéssicaSilva
        Karin Gehlhaar
        Gracielly Lopes

Meio Ambiente pede SOCORRO!

A pior agressão ao meio ambiente são as derrubadas e queimadas, porque com essa destruição é onde começa todos os .problemas para o ser humano.
Além de usar todos os recursos naturais para o beneficio próprio ,ele não pensa que com esse abuso a natureza futuramente não terá como utilizá-la para o conforto que temos.
Temos que conscientizarmos e começar a reflorestar o ambiente em que vivemos.
Com todas essas atitudes erradas com a mãe natureza, sempre acontece que a exploração e os erros que os adultos cometem , usando a inocência da infância, mão escrava infantil, com a prostituição, o tráfico. São esses atos que podem provocar grandes tragédias , chegando a morte de crianças.
Ter consciência nunca é demais.

GT: Clara
       Iara
       Valéria Carla

Trabalho Infantil

O trabalho rural e doméstico infantil , que prejudica a educação das classes baixas deve ser levado em conta no debate que gira em torno da necessidade da melhoria da qualidade no sistema educacional em geral.
Porém, neste aspecto também se destaca a importância de incluir , agregar e valorizar diversas outros casos de estudantes , com outras dificuldades. Neste ponto entra inclusive os alunos com deficiências quer sejam psíquicas ou físicas.
Esse são só alguns exemplos de fatores que prejudicam o ensino, a qualidade da educação. Portanto, é papel do educador e da escola inserir no contexto de vida do aluno para ajudá-lo enfrentar as barreiras impostas pelo mesmo.

GT: Bárbara Lopes
        Juliana Spíndola
        Leandro Cossul

Qualidade Educacional e Significação da Aprendizagem para o aluno com Síndrome de Down

O momento atual vivido por todo o mundo é  de bastante reflexão e aprendizado. A cada dia percebemos a necessidade de incluir às diferenças. As escolas tem tido fundamental importância nesse processo , pois tem sido local de propagação das aprendizagens inclusivas.
Verifica-se a precariedade de condições para a instrução dos alunos deficientes, pois ainda não está disponível todos os instrumentos necessários para obter a tão desejada educação de qualidade.
Quando pensamos em incluir o aluno com SD logo percebemos a grande dificuldade de aceitação por todos os envolvidos no processo de inclusão.
Ao ser reconhecido dentro da escola o educando com SD é rotulado ,sendo discriminado como oque possui maior dificuldade. Tem -se alusão de que pelo fato de ter seu cognitivo afetado o mesmo não tem capacidade de aprendizagem. mais sabe-se que é possível à todos alcançar a aprendizagem  significativa.
Tendo em vista que segundo Ausubel  a essência do processo de aprendizagem significativa é que as ideias expressas simbolicamente são relacionadas às informações previamente adquiridas pelo aluno através de uma relação não arbitrária e substantiva".

GT: Áurea Gobira
        Simone
        Talissa

Trabalho Infantil e Educação Inclusiva

Vivemos atualmente uma sociedade onde existe uma grande cobrança dos governantes com relação a educação das crianças especiais do país, e não tem sido uma tarefa fácil para os profissionais da área lidar com tantas mudanças ao decorrer dos anos dentro do ambiente escolar. 
e além do mais a escola em geral tem enfrentado grandes dificuldades para elaborar seus projetos e também quando o assunto é família , a maioria dos pais não aceitam esse grau de dificuldade dos seus filhos e acabam sobrecarregando toda instituição de ensino.
Outro fator importante que vivenciamos há séculos, é o trabalho infantil. Sabemos que as leis estabelecidas não são cumpridas pela maioria dos cidadãos e isso é muito ruim, porque está sendo tirado das nossas crianças o direito de crescer e se tornar formadores de opiniões, porque todo tempo seus sonhos para o futuro são atropelados pelas mãos do próprio homem.

GT: Edilza  Teixeira
        Cristina Alves
         Sandra José

Brincando na Diversidade - Debate

Aula temática: Diversidade e Inclusão  26/03/2015
Uma noite de muito aprendizado e felicidade.
Muito feliz com todos os cursistas!












sexta-feira, 20 de março de 2015

Aula do dia 19/03/2015













As atividades em grupo foram apoiadas no texto referência  desta semana.





sexta-feira, 13 de março de 2015

Tampa Mania - GAIA



GAIA III - Iniciamos nossas atividades.


 Este ano estamos empenhados na Campanha Tampa Mania- Trote Solidário
Para a noite tivemos a exibição do filme: A Teoria de Tudo


Contamos com sua participação!